segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Documentário - Matriz Skate Shop


FALA E MOSTRA
MATRIZ SKATE SHOP, de uma década de Skate.
Contar uma história de mais de uma década e, ao mesmo tempo, incluir partes inéditas de skate de alto nível. Esta é a fórmula que a Matriz Skate Shop, de Porto Alegre,encontrou para falar e mostrar o que tem feito ao longo de sua história. Falamos com Cezar Gordo, que integra juntamente com Marcus Cida e Rodrigo TX o triunvirato que comanda a loja, sobre a produção do documentário.
Por Douglas Prieto
Gordo: você, o Cida, Zolin e agora o TX, todos mais ou menos da mesma geração. E os moleques novos (que já não são mais tão moleques assim) como o Luan, Iqui, Chavero. O que essa diferença de geração (e de pensamento) traz de positivo para a Matriz?
 É um aprendizado mútuo, eles apreendem com a gente e a gente com eles, o importante é que independente da geração existe um respeito entre todos, somos um time, estamos juntos sempre que possível e um ajudando o outro, mesmo que indiretamente.
Quem foi o cara que enfiou a rosto na tela e ficou garimpando imagens?
Em nossos arquivos temos fitas desde 1997. Para o documentário, depois de gravado os áudios, fomos selecionando e buscando em arquivos as imagens. Quem ficou responsável por isso foi o Marcus Cida, que entregou para o Léo Coutinho selecionar e editar conforme a direção.
Qual foi o momento mais difícil desses onze anos. Você me contou sobre assaltos na loja, talvez tenha sido isso?
Acredito que sim, fomos assaltados três vezes, tivemos que reduzir a operação, ao ponto de quase fechar, quem administra sabe quanto é difícil retroceder. Outro momento ruim foi o incendio que tivemos no Shopping, só tínhamos uma loja e ficamos quatro meses fechados. Deixar a loja fechada um dia já é complicado, imagine todo esse tempo. Mas preferimos lembrar as coisas positivas, as dificuldades só nos deixaram mais fortes.
Existe um paralelo inevitável entre a história do IAPI ou a da Matriz, que nasceram praticamente juntos.
Existe sim, essa ligação é muito forte! Quando desenvolvemos o IAPI, usamos o mesmo piso (pedras) da praça da Matriz, o basalto polido. A nova loja e as futuras unidades da Matriz terão o mesmo piso, é o padrão agora.
O que o mercado de skate tem que surpreenderia qualquer grande administrador de empresas?
O que surpreende é o fato de termos um mercado grande, e em constante crescimento, e ao mesmo tempo muito difícil de entender e entrar. O fato do skatista levar o skate como estilo de vida, deixa o mercado complexo para as pessoas que nunca andaram, e fica difícil trabalhar e atender esse público. Estamos na rua todos os dias absorvendo informações que muitas vezes não estão em nenhum livro ou escola.
O skate tem recebido muitos documentários nos últimos tempos. Essa releitura da nossa história nos ajudam a entender como chegamos aqui. Mas o que esse material histórico pode ajudar no futuro?
Esse registro vai fazer com que as pessoas conheçam mais nossa história. É dificil contar uma história em pouco tempo, principalmente porque temos o compromisso de mostrar manobras, mas esse documentário resume parte de nossos passos até aqui. Nossa caminhada é longa, estamos com passos mais fortes para o futuro, e achamos importante deixar registrado esse passado.
Dez anos pode não ser tanto tempo para uma empresa comum. Mas no meio do skate, onde surgem novos skatistas / manobras / tendências com muita velocidade, onze anos é quase uma vida. Qual é a maior lição dessa década?
Umas das maiores lições que tivemos nesse onze anos foi não perder o foco no skate. Somos uma Skate Shop, e por mais dificuldades que tivemos, para gente o Skate e o Skatistas estão acima de tudo. Aproveitamos o momento para agradecer a todos que deram o suporte para gente se manter até hoje, desde quem que comprou um parafuso na Matriz a nossos maiores clientes. Nossa gratidão e compromisso com o Skate são eternos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário