domingo, 16 de dezembro de 2012

GENIALIDADE CONCRETA


Emanoel Enxaqueca, capa da Pense #4.  Lateral do MAC, Niterói.    
Emanoel Enxaqueca, capa da Pense #4. Lateral do MAC, Niterói.
Fui convidado para escrever aqui, na minha modesta posição de um arquiteto recém formado, sobre a relação de dois assuntos que fazem parte da minha vida e que sempre acreditei ter uma relação direta, o skateboard e a arquitetura, e de um modo especial nesse texto,a arquitetura de Oscar Niemeyer ,o arquiteto que após sua morte deixa um legado imensurável para a arquitetura mundial e para o Brasil.Seus ideais na profissão e na política e seu modo de viver influenciaram várias gerações e continuará certamente nas seguintes.

O skateboard no Brasil tem o privilégio de poder usufruir de sua arquitetura, na maioria das vezes exercendo uma função que Niemeyer certamente aprovaria, das relações sociais, do encontro, do convívio e o lazer, quesitos que o skate cumpre onde ele se estabelece e que algumas vezes,não por coincidência, aconteceram em obras do arquiteto, tornando as não só um marco para a arquitetura mundial mas também para o mundo do skate. Alguns fortes exemplos dessa relação, como a marquise do Ibirapuera em São Paulo, o edifício do MEC no Rio de janeiro, a praça do Caminho Niemeyer, no centro de Niterói ou o próprio Museu de Arte Contemporânea, na mesma cidade. Tudo isso se reforçou quando o arquiteto, em 2011, autorizou que um evento de skate acontecesse utilizando sua arquitetura, especificamente o memorial da América Latina em São Paulo.

O concreto Armado, material essencial para que a história do skate fosse escrita e que faz parte do nosso dia a dia, foi anteriormente o elemento chave que possibilitou a arquitetura de Oscar acontecer,com a sua alta capacidade criativa, inseriu no movimento moderno da arquitetura as curvas da mulher e as belas formas da natureza do nosso país,o que resultou no reconhecimento mundial de uma arquitetura original brasileira.

Acredito que essa riqueza de formas e possibilidades do concreto seja uma inspiração e uma herança deixada por Niemeyer para os espaços destinados a pratica do skate, onde sempre buscamos a diversidade das formas e a não repetição das mesmas, sempre se renovando e possibilitando novos olhares. Isso me faz ver no desenvolvimento de projetos para a pratica do skate, uma maneira que encontramos para brincar de Niemeyer, diante da nossa insignificância perante um gênio, temos a chance de experimentar as formas curvas e possibilidades no concreto armado, dando a ele uma nova função.


Obrigado e parabéns pelo dia de hoje Oscar Niemeyer, por nos deixar seu exemplo de vida, a beleza e valor de seus projetos, e enriquecer o mundo do skate com a contemplação sincera e verdadeira de suas obras.


Bruno Pires é Arquiteto e sócio da Rio Ramp Design, empresa responsável por projetos como a pista de Madureira, Lagoa, Engenhão, entre outras. 

Na data em que essa matéria foi publicada, 15 de dezembro, comemora-se o dia do Arquiteto, mesmo dia em que o gênio Niemeyer soprou dezenas de velinhas durante sua longa passagem por aqui.
 

Guto Jimenez em 1986 dando rolé no Palácio do Planalto   (crédito: Robert "Rebellix")

Palácio do Planalto, Brasília. 

Jonathan Alexandre e Mini Dead no Converse Fix to Ride, realizado na Praça das Barcas ou Praça Branca, como é chamada pelos skatistas de Niterói.   (crédito: Rodrigo Porogo)

Universidade na Argélia feita por Niemeyer. 

Sim! O CIEP, famoso Brizolão, palco de tantas sessions, também foi projetado por ele. 

Teatro Popular, parte do Caminho Niemeyer, centro de Niterói. 

Ao lado do sócio e amigo Sylvio Azevedo, Bruno Pires vem ajudando a construir a nova fase do skate carioca. 

Sede do Partido Comunista francês, projetada por Niemeyer. 

Memorial da América Latina, em São Paulo. 

Criador e criatura, em Brasília. 

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